Lovgate.C


Ainda que não se tenha convertido pelo momento numa epidemia com as do Klez.h ou o Bugbear, este worm começou a ser informado em diversas partes do glbo.

Segundo informação proporcionada pela TrendLabs, o centro de investigação antivírus da empresa Trend Micro, o worm W32/Lovgate.C, começou a ser informado na madrugada do 24 de Fevereiro num importante número desde Taiwan, França, Austrália e o Japão. Isto, somado às estatísticas semelhantes proporcionadas por outros fabricantes, fez que, rapidamente, fosse catalogado como de risco médio.

É um worm que se reproduz através do mail, que ademais pode chegar a instalarse num sistema afectado como um trojan capaz de abrir uma porta para que o autor do mesmo possa entrar e realizar diversas operações.

Para propagar-se através do mail usa um método já aproveitado por worms como o W32/Badtrans.b ou o W32/ExploreZip, o qual permite responder, com uma copia de ele mesmo, a todas aquelas mensagens recebidas pelo utilizador infectado. Isto faz que muitos utilizadores caiam na armadilha a crer que quem realmente responde à mensagem é a pessoa detrás da máquina e não um worm.

As suas capacidades de trojan permitem-lhe permanecer como um serviço, de nome Windows Management Extension, o que o fará passar inadvertido frente à mirada do utilizador menos esperiene. Ademais, tenta autentificar-se como utilizador Administrador em outras máquinas, tentando com uma lista de chaves simples preestabelecidas no seu código.

0 comentários: