Como apagar de VEZ ficheiros usando o CCleaner

Muitos pensam, ah e tal, deixa-me eliminar aqui isto para a reciclagem e depois esvaziar a reciclageme nunca mais ninguem volta a ver este ficheiro ultra secreto.
Incorrecto, todos os ficheiros que são apagados da reciclagem podem voltar a ser recuperados. Por um lado é bom, eliminamos algum ficheiro sem querer e vamos a reciclagem e não está lá. "Já me Fo**... talvez se disser que o cão comeu o meu trabalho de power point a stora irá acreditar?" Não, não irá acreditar, mas de certa forma se quisermos "apagar" mesmo o ficheiro do disco rigido de maneira a que não possa ser recuperado podemos utilizar o CCleaner.




Já conhecido aqui no blog, o CCleaner é um programa de limpeza, ele varre tudo o que não é util do computador e até faz uma lavagem ao registo do windows.

Na ultima versão podemos ver uma opção em Ferramentas > Limpar Unidade

Vamos seleccionar em | Limpar: APENAS O ESPAÇO LIVRE | e não Apagar todo o disco, que será praticamente o mesmo que formatar, com ainda a consequência de não conseguir recuperar nada!

Em Segurança vamos escolher as vezes que o programa irá escrever por cima do ficheiro. Quando apagamos um ficheiro, ele continua no disco rígido até que o windows escreva por cima com outro ficheiro. O programa irá fazer exactamente isso, irá escrever por cima ou 1, ou 3, ou 7, ou até 35 vezes!! em cima dos ficheiros eliminados, tornando-os praticamente impossível de serem recuperados.

Agora podem escolher o disco rígido ou pen ou qualquer outro suporte de armazenamento de dados e clicar em Limpar.

AVISO: dependendo do tamanho do disco e do espaço livre e das passagens que iram fazer, o tempo poderá ir de horas até dias! Tenho um disco de 80gb livres e com 1 passagem demorou cerca de 4h portanto, vejam se arranjam tempo livre para fazer isto.

Quando o ccleaner começar a limpar o espaço livre podem notar que o espaço livre do disco rígido vai diminuindo! Não se preocupem, porque faz parte do processo, podem ver o disco rígido no final do processo com 100mb livres, pois o programa, como disse, estará a criar ficheiros e a escreve-los por cima dos já eliminados. Ao fim do processo todo voltará a ficar com o espaço livre original e com os ficheiros já eliminados "impossiveis" de serem recuperados. Impossíveis dentro de aspas pois nada é impossível.

0 comentários: