Como colocar um programa a funcionar num core

È uma dica simples e rápida que pode ser útil para certos casos e dedica-se a processadores multi-core, como dual-core, quad-core por ai fora.

Basta ir ao gestor de tarefas, ir a processos, clicar no lado direito do rato e clicar em "Definir afinidade..."

E agora basta deixar o certo nos cores/núcleos do processador que quer que o processo seja executado. Onde poderá isto ser útil? Por exemplo, tenho ali o 3ds max que para quem não sabe é um programa de 3D modeling, e que neste momento estava a render uma animação. E como estava a usar o processador todo a 100% decidi mudar a afinidade para trabalhar apenas no núcleo 0,  assim sendo agora apenas utiliza ao máximo 50% do cpu, podendo assim, fazermos outra coisas sem o computador ficar lerdo e lento. 

Por exemplo, tenho ali o after effects em baixo do 3ds max, que é um editor de video que também consome bastante cpu, sendo assim pus a trabalhar apenas no núcleo 1, assim sendo ambos ficam razoavelmente rápidos, cada um a trabalhar no seu core. 

Claro que nunca é a mesma coisa que ter um processo a trabalhar com os 2 cores, mas neste caso, esta dica aplica-se bem. Até podemos ter um programa qualquer a consumir bastantes recursos e muda-lo para apenas um core e utilizar o outro para jogarmos um jogo.


0 comentários: