Keylogger

Keylogger significa "registador de teclado" e isso diz tudo. A funcionalidade de um keylogger é capturar imformações das teclas que você carrega. A maioria são utilizados para fins ilícitos através de Spywares, Trojans Horses etc.

Como actuam?

Um keylogger é instalado num computador sem o utilizador se aperceber de nada, este irá recolher imformações sobre as teclas digitadas e envia-las a um cracker. Ficando assim a saber de passwords e dados confidenciais. Claro que num computador sem ligação á Internet os riscos são extremamente baixos.
Os Keyloggers na maioria das vezes infiltram-se no computador através de e-mails e links falsos. Normalmente a pessoa só se dá conta que um Keylogger foi instalado depois que o cracker responsável já tenha entrado no sistema através das senhas capturadas.

Tipos de keyloggers:

  • Existem keylogger programados para gerar logs que podem ser em txt ou HTML que depois são enviados e são usados normalmente por empresas.
  • Existem também aqueles que são programados para enviar os logs para o email de uma pessoa. Este tipo é muito utilizado para fins ilícitos.
  • Há Keyloggers programados unicamente para actos ilegais. Isto acaba por ser bastante perigoso devido o seu criador poder ser um Lammer (um cracker inexperiente mais conhecido por Script Kiddie). Tem o intuito de roubar senhas de jogos, MSN, emails e Hi5 e entre outros.
  • Os keybank são Keylogger criados especialmente para roubar senhas bancárias e de cartão.
  • Existem ainda outro Keylogger desenvolvido apartir da criação dos teclados virtuais nos serviços de Inter Banking, onde não se usa o teclado para digitar as senhas de acesso. Mas de uma maneira ou de outra os Keyloggers conseguem capturar as senhas filmamando o movimento do rato nos teclados virtuais e gravam os números repassamdo-os via e-mail para o invasor depois disso basta o cracker abrir o player de video para visualizar senhas.
Como evitar?

Há softwares apropriados para este tipo de ameaça como Anti-Spyware, Firewall e um Antivírus, que poderam indicar se existe algum programa que estará a direccionar as teclas. Mas mesmo assim ninguem está seguro.

0 comentários: