O que muito provavelmente devem estar a questionar-se é: O que é o Overclock? Para que serve? Como fazer? O que é necessário? Que cuidados ter? Muitas destas dúvidas serão aqui respondidas.
::Introdução::
Muitos já devem ter percebido que é possível fazer Overclock em vários componentes do computador e o que é um Overclock depois de ler o tutorial de Overclock em CPUs. E que vendo bem, até trás utilidade para quem não quer gastar dinheiro nesta altura do campeonato.
Como já devem ter reparado, fiz um tutorial de Overclock em CPUs para nível Fácil, que não envolva, grandes conhecimentos, embora seja preciso calma e paciência.
Desta vez decidi criar um tutorial de Overclock em Gráficas. OK, já fizeram um Overclock no CPU, e agora querem mostrar o quanto de potência ainda resta na vossa amada gráfica. Eis a resposta neste tutorial. Devo dizer que as gráficas AGP aquecem muito mais que as gráficas PCI-E. E que o mais aconselhável num OC a uma gráfica é sempre que possível, trocar o cooler de origem. E meter umas "borrachas protectoras" nas memórias, para dicipar o calor dicipado por elas.
::Cuidados a ter antes e durante o Overclock::
Temperatura: Numa placa gráfica as temperaturas podem variar muito consoante a operação delas. Normalmente desde que a temperatura não passe dos 60º Está tudo bem, sendo o aconselhável a baixo dos 50º.
Cooler: Este talvez seja o procedimento mais aconselhável a fazer antes de fazer o Overclock á sua placa gráfica. Para um Overclock duradouro nada melhor que um cooler dos bons, e como normalmente é mau ficar sem a gráfica, porque as memórias queimaram, também podem comprar umas protecções próprias para as mesma.
Verificar o tipo de gráfica e tipo de memórias: Fazer um overclock á gráfica não é coisa fácil, convém "estudar" um pouco antes de o fazer. Podem pesquisar na internet, ou ver o manual da placa gráfica, para ficarem a saber quais os tipos de memórias que a sua gráfica tem, qual o máximo que elas podem atingir, etc...
Espaço: Uma coisa importante a ter antes do OC á sua gráfica é verificar se ela tem espaço dentro da caixa, e se não tem componentes conectados aos barramentos PCI, que impessam a normal circulação do ar. Convém organizar os cabos dentro da caixa e não deixar nenhum a tocar a gráfica, a escepção do cabo de alimentação, se a mesma o possuir.
Qualidade da Gráfica: Nem sempre todas as gráficas permitem o Overclock, e é sempre util saber se possui uma boa qualidade. Como existem "montes" de gráficas no mercado, não vou estar a colocar uma lista aqui. Por isso aconselho a que coloquem em baixo o modelo da vossa gráfica, que eu ou outro usuário que entenda do assunto responderá.
:: Pré Tutorial ::
Fica ao vosso critério escolher qual o tipo de overclock que pretedem fazer a vossa gráfica. Actualmente podem fazer três tipos (podem fazer todos) de overclock, e são eles:
Aumentar o Clock do Chip Gráfico: É feito na placa gráfica.
Aumentar o clock das memórias: É feito na placa gráfica.
Aumentar o clock que a motherboard usa para comunicar com a gráfica: Este é feito na BIOS. E nem sempre está disponível. Por isso não vou explicar este passo.
Eu vou apenas explicar um OC básico, sem muitas complicações. Que vai ser um simples Overclock, à placa gráfica.
Depois de saber estas coisas todas, vamos por as mãos no bolo e fazer o OC à nossa querida gráfica.
AVISO: É de realçar e aconselhável, ter todos os driver actualizados. Dirija-se ao site da marca da sua placa gráfica e faça download dos drivers mais recentes. Outra factor a ter em atenção, é se a sua gráfica já vem com Overclock de fábrica, nesse caso poderá pesquisar na internet e comparar com os clocks originais. Mas não há problema, pode tentas aumentar esse Overclock.
O primeiro passo a completar é saber exactamente qual o clock do chip gráfico e da memória da gráfica. Para o fazer pode utilizar vários programas, como o PowerStrip (em baixo para Download). Este é o programa que vai ser utilizado para o Overclock. O RivaTuner também é um excelente Programa de Overclock e poderá também encontrar para download.
::Overclock à Placa Gráfica::
Abra o PowerStrip, e verá os clocks logo a primeira vista. Uma coisa a ter em atenção e que é muito importante, é o facto de o PowerStrip não dobrar a memória nas placas gráficas ATI. Ou seja por exemplo uma ATI Radeon X1600 Pro possui um Clock de Memória de 700 MHz Dobrado (Double Data Rate Memory), e no PowerStrip aparece apenas o clock "real" que é 350 MHz, ou seja basta multiplicar o clock de memória por dois, no caso das gráficas ATI. Nas Nvidia não existe este inconveniente.
Já viu os clock, e agora vamos ao OC, propriamente dito.
Já deve ter reparado, que o PowerStrip depois de instalado aparece na Barra de Tarefas, com um ícone ao lado do Relógio do Windows. Clique com o Botão direito do rato em cima desse mesmo Icone e verá um menu, de seguida seleccione: Performance Profiles/Configure.
AVISO: Um factor a ter em atenção e que é muito importante, é, que se por algum motivo desinstalar o PowerStrip, ou desactivar a opção de iniciar com o Windows, o Overclock não fará efeito. Deixe o PowerStrip, com essa opção ligada, ficará sempre com um icone na Barra de Tarefas. Se acorrer algo de errado durante o OC, basta reinicias o Windows que o problema desaparece.
Irá aparecer uma janela, com umas barras, que poderão ser movidas para a baixo (downclock) ou cima (overclock). Não mexa enquanto eu não explicar.
Agora faça os ajustes, que quiser, aconselho sempre a aumentar 5 MHz, tanto na memória, como no chip gráfico. Clique OK. Abra o ATI Tray Tools ou o Riva Tuner, e veja as temperaturas da gráfica, se as achar normais. Exprimente um jogo com o FRAPS activado para ver se existem melhorias no desempenho. Se o jogo sofrer corrupções gráficas, ou se apresentar quebras nas frames. Volte aos valores Default. E é recomendado comprar um cooler bom e uma sprotecções para as memórias, essas mesmas corrupções gráficas, podem ter a ver com altas temperaturas, e podem danificar as memórias, quando estas estão desprotegidas. Se pelp contrário correr tudo bem, as temperaturas estiverem normais, e se o FrameRate estiver normal. Volte ao PowerStrip e aumente novamente 5 MHz e assim susesivamente, até sentir problemas. Quando sentir estes problemas, volte ás configurações anteriores em que esta tudo normal.
CONSELHO: Use um bloco de notas para apontar todos os valores do Overclock a cada vez que subir, pois poderá precisar do valor anterior e assim tem tudo
SOFTWARE:
PowerStrip: http://www.computerbase.de/downloads/softw...strip/?url=1831
RivaTuner:
http://fileforum.betanews.com/download/RivaTuner/978420955/1
ATI Tray Tools:
http://www.radeon2.ru/atitray/
A euquipa nao se responsabiliza por qualquers danos!!!
0 comentários:
Enviar um comentário