Foi hoje apresentada uma organização que junta mais de 50 empresas na promoção do software open source como solução mais racional para o Governo federal norte-americano. A Open Source for America conta com nomes como a Oracle, Red Hat e Sun entre as subscritoras.
A organização reconhece que o software open source já é utilizado por várias instituições do governo norte-americano, mas defende que é necessário aprofundar a sua aplicação para se conseguirem resultados maior transparência e colaboração.
A criação da Open Source for America foi dinamizada por algumas das empresas que têm estado na linha da frente da promoção do uso de soluções open source, como a Red Hat e a Sun Microsystems, mas também conta com instituições académicas e organizações que desta forma congregam esforços. A Google, Mozilla, Software Freedom Law Center, Alfresco, AMD, Electronic Frontier Foundation e a Open Source Initiative também participam.
Entre as metas definidas pela organização para o curto prazo estão a sensibilização dos decisores e o encorajamento de igualdade de oportunidades para o software open source em decisões de compra e implementação.
Segundo dados recentes da Gartner, divulgados pela organização, até 2011 mais de 25% de aplicações verticais governamentais e específicas vão ser open source, conter componentes open source ou ser desenvolvidas pela comunidade.
O software open source tem vindo a ser adoptado por organizações governamentais um pouco por todo o mundo e a União Europeia tem até uma recomendação para a sua utilização pelos Estados membros.
Também nos Estados Unidos existem alguns casos de utilização mais alargada, nomeadamente na área da Saúde.
Tecnológicas defendem open source na administração norte-americana
Publicada 7/22/2009 06:32:00 da tarde
Categoria Notícias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário