Utilizar a Xbox 360 para descobrir problemas cardiacos


Pesquisadores britânicos utilizaram o famoso console XBox 360 da Microsoft para compreender melhor problemas cardíacos.

O estudo foi feito pela Universidade de Warwick e demonstra que é possível utilizar as habilidades e a potência de um chip específico do XBox como alternativa mais barata a outras formas de processamento paralelo.

O objetivo era fazer um modelo que demonstrasse como as excitações elétricas de um coração se comportam perto de células cardíacas danificadas – uma forma de investigar ou até mesmo prever arritmias que podem levar a um infarto.

Para conduzir os experimentos utilizando a CPU tradicional, seria necessário utilizar um processador paralelo dedicado – ou uma rede de PCS – gastando milhares de dólares em equipamentos.

A ideia de aproveitar o Xbox partiu de um dos professores envolvidos na pesquisa, Dr Simon Scarle. Como ex-engenheiro de software da Warwickshire Rare Ltd, parte da Microsoft Games Studios, ele sabia do poder de processamento do Graphical Processing Unit (GPU) do console.

Os resultados mostraram que o dr Scarle estava certo: por um preço muito mais acessível, este chip pode ser aplicado para conduzir os mesmos modelos científicos que uma rede de PCs de milhares de dólares.

Os resultados de seu trabalho foram publicados na Computational Biology and Chemistry. Por essa utilidade do XBox, nem Bill Gates poderia esperar.

fonte: info abril

0 comentários: